A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por manchas vermelhas, levemente inchadas, causando coceira intensa. Mais comum em adultos jovens, entre 20 e 40 anos, a urticária pode afetar pessoas de qualquer idade.
Geralmente é causada por uma reação alérgica ou resposta do sistema imunológico a certos estímulos, e é dividida em dois tipos, de acordo com sua duração: aguda ou crônica.
- Lesões avermelhadas (urticas)
- Dor
- Coceira intensa
- Angioedema (quando os locais sensíveis como os lábios, língua e/ou a face ficam extremamente inchados e doloridos).
O tratamento da urticária crônica consiste em um conjunto de medidas que vão desde a retirada ou neutralização dos agentes etiológicos, até o uso de anti-histamínicos e corticoesteroides.
Nos casos refratários são indicadas terapias alternativas como ciclosporina, metotrexato, dapsona, hidroxicloroquina sulfassalazina e antagonistas de inibidores de leucotrienos.
Atualmente, com o advento de terapias biológicas, a urticária crônica possui uma nova e importante opção terapêutica: o omalizumabe, medicamento que atua sobre uma das principais moléculas na causa da urticária, a Ig E.
Você tem urticária? Nós podemos te ajudar!
O acompanhamento médico é fundamental para que cada paciente tenha acesso ao tratamento mais adequado, de acordo com seu caso.
Agende agora mesmo a sua consulta conosco!