Por que as axilas escurecem?

Mulheres geralmente sofrem com o escurecimento das axilas, especialmente no verão. Mesmo sendo um problema bem comum, você saber por que isso acontece? Trata-se de um processo inflamatório na pele chamada hipercromia pós-inflamatória, que resulta em manchas escuras na região. A boa notícia é que, com alguma dedicação, é possível preveni-las ou clareá-las.

Atrito

Quando movimentamos os braços ao caminhar, geramos atrito, irritamos a região e provocamos o escurecimento. Geralmente acontece com mais frequência em quem está acima do peso.

Depilação

Entre os métodos de depilação mais populares, estão a lâmina e a cera – ambos podem escurecer as axilas. Esses métodos agridem a pele, seja pelo atrito da lâmina ou pelo calor da cera. Também podem causar foliculite, agravando as manchas escuras. A depilação a laser pode ser uma opção para esses casos.

Desodorante com álcool

Álcool e pele não combinam, pois a substância pode causar irritações. Assim, escolha produtos sem álcool, e com ativos hidratantes.

Blusas justas

Manga apertada também pode gerar atrito com as axilas e, com o tempo, deixá-las escuras. O tecido da roupa também importa, então a saída é usar blusas mais folgadas, com tecidos mais leves, como algodão.

Pós-banho

Assim como os dedos dos pés, as axilas são dobras que sofrem atrito constante e, por isso, são mais suscetíveis ao acúmulo de bactérias e fungos. Trata-se de uma área que deve estar devidamente seca para evitar irritações, mau cheiro e manchas.

Clareando as axilas

Além desses cuidados, para clarear as axilas é possível lançar mão de produtos clareadores e até de alguns procedimentos estéticos como peelings e lasers.

O tratamento vai depender de uma série de fatores como cor da pele, grau de pigmentação, tempo e causa das manchas. Por isso é tão importante a orientação personalizada de um dermatologista. Evite soluções caseiras como limão, por exemplo. A fruta contém ácido cítrico, que pode manchar ainda mais a região. É impossível saber a quantidade exata de ácido aplicada neste caso e é extremamente perigoso.

Fonte: Medical Site