Tel.: (21) 3619-6300 / (21) 99973-6300

Lúpus Eritematoso Cutâneo

O lúpus eritematoso é uma doença auto-imune do tecido conjuntivo que pode estar limitado a pele ou se apresentar como uma doença multissistêmicas. As lesões cutâneas do lúpus eritematoso são polimorfas e podem ser específicas ou inespecíficas, sendo o achado cutâneo muito importante para diagnóstico.

Dentre as lesões cutâneas as mais comuns são as lesões de lúpus discoide no couro cabeludo, pavilhão auricular, face, braços e tronco. Entretanto, existem diversas outras apresentações dermatológicas no lúpus eritematoso agudo, subagudo e crônico.

O diagnóstico é baseado em exame clínico, laboratorial e histopatológico (quando presente lesões cutâneas).

Com relação ao tratamento, é essencial a orientação correta ao paciente sobre os fatores desencadeantes e exacerbadores de sua doença. Utilizar filtro solar de forma adequada e abandonar o vício do tabagismo são medidas essenciais para o sucesso do tratamento, independente do tipo de lúpus.

Entre as opções terapêuticas: cremes de corticoides, pomada de tacrolimuos ou pimecrolimus, uso de corticoide oral, antimalárico, metotrexato, azatioprina, entre outros. E, atualmente, o uso de medicamento biológico: Belimumabe.

Recebe no seu e-mail mais informações sobre este assunto